Historia de Bolacha de Chopp

Historia de Bolacha de Chopp

História da Bolacha de Chopp

Sabe aqueles discos que ficam embaixo dos copos de chopp nas mesas de bares e restaurantes? Aquele disco é um descanso de copo - também chamado de "Bolacha de Chopp" - e tem por objetivo proteger a mesa da água condensada nos copos e das garrafas, e da bebida, caso derrame. 

Os primeiros registros que se têm notícia deste item indicam que as bolachas de chopp surgiram na cidade alemã de Weisenbach, em 1880.  Esta peça que hoje faz um enorme sucesso no mercado de sublimação para brindes e itens de divulgação e projeção de marcas, já aparecia em pleno século XIX confeccionada em cartões grossos, sendo fabricadas artesanalmente. 

Assim, quando as espumas começassem a cair pelas grandes canecas de chopp, não encostariam nas mesas. Não demorou até que inúmeros Pubs tomassem conhecimento da "bolacha" e tivessem o interesse em adquiri-la. Foi quando em 25 de outubro de 1892, também na Alemanha, Robert Sputh, de 49 anos, percebeu a grande e crescente procura em torno do item e resolveu patentear a "criação".

Desde então até os dias atuais, o processo de fabricação das bolachas de chopp se manteve praticamente igual, sendo confeccionadas em fibra prensada com um molde padronizado.

Mas elas não foram sempre iguais, sofrendo pequenas alterações: a princípio, as primeiras bolachas de chopp tinham até 4 mm de espessura e se tornaram já naquele tempo uma febre em toda Alemanha. E devido o sucesso, logo no início do século XX, as bolachas de chopp começaram a ser utilizadas como meio de divulgação publicitária. 

Foi a vez de se utilizar imagens monocromáticas (uma só cor), sendo que a própria marca das cervejas seria estampada em um dos lados. 

Contudo, ao contrário do que se possa imaginar, não foi Robert Sputh, o primeiro empreendedor a ficar rico com esta ideia, mas sim Casimir Otto Katz, que montou em 1903 uma indústria de confecção de porta-copos e bolachas de chopp em grande escala - afinal, a demanda estava cada vez maior.

Até hoje, existe a Katz Group, que produz cerca de 3 bilhões de Bolachas de Chopp por ano. O site é www.thekatzgroup.com

Com o passar das décadas, o negócio se tornou bastante promissor em quase todos os países onde era grande o consumo de cerveja. De 1918 a 1938, a "Bolacha de Chopp" se espalhou por toda Europa. No Brasil, as primeiras bolachas de chopp foram lançadas pelas empresas Brahma e Antárctica e surgiram só a partir de 1960.

Atualmente, é difícil encontrar uma cervejaria que não faça uso do produto tanto para divulgar a sua marca, como para servir melhor aos clientes. Não demorou também para que outras empresas aproveitassem a "Bolacha de Chopp" para divulgar as suas marcas e contatos.

Quando a Bolacha de Chopp não é produzida para um bar ou publicidade, ela serve como objeto de marketing de relacionamento, sendo um brinde oferecido aos clientes e parceiros de um negócio.

Afinal, em todo momento de confraternização, cabe uma lembrancinha.

Historia de Bolacha de Chopp

 

Sobre a loja

Porta Copos Personalizados , Bolacha de Chopp SP : Gráfica (11) 5083-0372 VENDAS : CONTATO@PORTACOPOS.COM.BR Personalizados com Padrão de Qualidade Parceiro AMBEV. Papelão Liner Extra Absorvente 850g. Atendemos Grandes, Pequenas e Médias Cervejarias . Ideal para Eventos de todos os tipos e Lembrancinhas de Casamento Personalizadas.

Pague com
  • PayPal Express
  • PagSeguro
Selos

Grupo Porta-Copo ® - CNPJ: 73.064.784/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2019